sexta-feira, 11 de março de 2011

Informação


               Bombeiros distribuem cartilhas
                    em escolas do município
                            "A cartilha está sendo distribuídas nas escolas da rede            municipal, estadual e particular da cidade e do interior"

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador iniciou ontem a distribuição das cartilhas informativas e educacionais nas escolas do município. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Anderson Caetano, o objetivo da cartilha é conscientizar as crianças sobre os acidentes de trânsito e também interagir com elas. Ele diz que é brincando que se aprende. A cartilha foi elaborada para alunos de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

A cartilha está em sua segunda edição. A primeira foi publicada no ano passado. O bombeiro voluntário e responsável pelo Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros. Rafael Carneiro Scopel explica que a cartilha foi elabora para que a criança interaja com seus pais e irmãos mais velhos. Na cartilha tem algumas atividades como caça palavras e jogo dos sete erros, onde a criança necessita de ajuda de um adulto para revolver.

Nesta edição foram colocados três personagens que são os mascotes do Corpo de Bombeiros. São eles Valentin, Pedro e Helena, cujos nomes foram escolhidos por alunos na entrega da última edição. Essa edição aborda o tema relacionado a acidentes de trânsito. Na primeira edição foi abordado o tema de combate a incêndio.

A cartilha foi feita com fundos do Corpo de Bombeiros e com doações de alguns patrocinadores. “Graças à ajuda de nossos patrocinadores conseguimos mais uma vez lançar a cartilha educativa. Obrigado a todos os empresários que mais uma vez nos ajudou em mais uma campanha”, agradece Caetano.

Esta edição também aborda aspectos como os medicamentos, onde explica que as crianças jamais devem brincar com medicamentos, pelo risco de intoxicação que eles têm. Outro tema importante também é sobre escadas. Sempre subir e descer devagar e sempre usar o corrimão. A cartilha explica também sobre os riscos em janelas e escadas, rios, lagos e piscinas e os riscos existentes na cozinha.

O projeto da cartilha é do bombeiro voluntário Jeferson André Ramos que foi muito bem aceita pela corporação. As histórias e diálogos foram elaborados pelos próprios bombeiros.

A cartilha foi feita e desenhada pelo Ricardo Mota em parceria com o Corpo de Bombeiros. Os bombeiros passaram a idéia de como a cartilha seria feita e Mota colocou em prática, onde a parceria foi mais que essencial para que o trabalho desse certo.

No final da revista, os bombeiros publicaram o protocolo de emergência 193, ou seja, como ligar para os bombeiros. O solicitante deve manter a calma, se identificar, dizer claramente o que aconteceu, situação da vítima, endereço com numeral, ponto de referência, pedir para alguém aguardar a chegada dos bombeiros em frente à residência e manter-se calmo. E também o comandante faz questão de frisar que jamais se deve passar trotes para os bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário