quinta-feira, 21 de maio de 2015

Qual a idade para começar a pagar pelos seus atos?

Vejo muita gente comentando, postando em redes sociais coisas pertinentes a redução da maioridade penal. Aliado a isso, vejo também muitas pessoas que acham que com a aprovação desta proposta de emenda à Constituição (PEC) de reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos, irá solucionar todos os problemas do universo.
 
Na minha opinião... (DIGO MINHA OPINIÃO), venho acompanhando casos de polícia há cinco anos, desde que iniciei no jornalismo, e grande parte de furtos no município, e porque não dizer da região, são cometidos por menores. (Tá e daí)
Daí que vejo que os menores infratores recebem uma punição... (Sim, punição), alguns casos são encaminhados para o CASEP (Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório) como o nome mesmo diz, é provisório, principalmente os casos de crimes contra a vida, porém tem o tempo máximo de três anos para ficar recluso da sociedade.
Na minha modesta opinião, entendo que precisa ter uma punição mais rígida, sim é necessário, para que o menor pense melhor antes de cometer os seus delitos. Masssssssss por outro lado, penso que precisa ficar mais rígida a lei para os MAIORES que aliciam menores para entrar no mundo do crime.
Não adianta punir com rigorosidade os menores, e os maiores ficarem de lado, porque o assunto da pauta são os menores.
Creio eu que a pena para menores que matam, roubam, estupram e dentre outros crimes pode ficar mais pesada, mas a pena muito maior terão aquelas pessoas que foram vítimas destes (JOVENS DO BEM QUE NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE NA VIDA SEGUNDO O ECA). Quem foi vítima, terá a pena eterna que muitas vezes é a saudade de um pai, mãe, filho, irmão, amigo que perdeu a vida nas mãos destes indivíduos.
A idade para começar a pagar pelos seus atos realmente eu não sei, e não tem essa de que se pode votar já pode responder pelos seus atos, porque isso não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Creio eu que o Brasil não estruturas nenhuma para recuperar um adulto (POIS A MAIORIA DOS PRESOS VOLTAM PARA A CADEIA), que já tem uma personalidade formada, o que dirá um adolescente, que está ainda em formação.
Não adianta falar em penas mais severas para o menor, se as condições de ressocialização e recuperação são mínimas.
Em outros países funciona, sim, claro que funciona, mas nem vamos colocar em discussão as condições e estruturas de um país e outro, sendo que muitos políticos condenados por corrupção estão cunprindo suas penas em casa.
Creio que devemos pensar melhor neste caso, para não cometermos equívocos em manifestar nossa opinião.
Por hora seria isso!!! Boa Noite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário