segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SAFRA DA UVA 2011

 
Região vai colher 35 mil toneladas O município de Tangará atualmente é o maior produtor de uvas da região  
MOACIR OLIVEIRA
Editoria Economia
 
" A qualidade da
uva deverá ser
bem melhor do
que a de 2010."

Marco Antonio Dal Bó.
A safra de uvas de 2011 na região, que se inicia em janeiro, promete ser uma das melhores dos últimos anos. A expectativa é que as condições climáticas continuem favoráveis para o desenvolvimento das frutas, garantindo uma produção em maior quantidade e melhor qualidade que em 2010. O preço minimo da uva ainda não foi definido, mais deve ficar no mesmo patamar de 2010, que foi entregue nas cantinas, entre 0,40 e 0,60 centavos
Segundo estimativas da Epagri a safra de 2011 deve ultrapassar a 35 mil toneladas de uvas colhidas, volume 10% maior do que a de 2010. Essa produção deve ser superior a do ano passado, que foi muito prejudicada pela chuvas.Apesar desta perspectiva, a região ainda deve continuar importando uva do Rio Grande do Sul, principalmente a uva bordô.
O principal motivo para o melhor desenvolvimento das frutas foi o fenômeno climático La Niña, que ocasiona um menor índice de chuvas na primavera e no verão na região. "Para a uva isso é muito bom, pois ela tem uma maturação melhor e acumula mais açúcares, gerando um produto de melhor qualidade tanto para a indústria de vinhos e sucos quanto para a fabricação de doces ou mesmo o consumo in natura", explica o pesquisador da Epagri Marco Antonio Dal Bó.
Segundo Dal Bó, a qualidade da uva deverá ser bem melhor do que a de 2010, que inicia em janeiro com as uvas niágara e bordo. Em toda Santa Catarina, anualmente são produzidas cerca de 50 mil toneladas de uva.
A região de Videira, responde por cerca de 60% deste montante. O desenvolvimento de novas técnicas de plantio, tiveram papel preponderante para esta liderança. Apesar disso, a cultura começou a se difundir por outras regiões do Estado.
Na região, a maior produtora é Tangará, que espera que a qualidade seja melhor do que 2010.De acordo com informações do extensionista da Epagri de Tangará, Marcos Pritt , para se definir a questão da quantidade, será preciso averiguar em campo. "Existem parrerais onde já tivemos a diminuição da produção por causa do clima, principalmente porque, até dezembro, tivemos temperaturas baixas e isso refletiu", destacou.

Ainda, segundo ele, a qualidade é excelente, aguardando apenas as condições climáticas para que haja uma melhora na graduação.
 
 ------------------------
ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO
Município Produção (KG)

Tangará ...................10.000.00
Videira.......................7.600.00
Caçador.....................7.250.00
Pinheiro Preto .............6.800.00
Rio das Antas............. 1.900.00
Fraiburgo................... 1.000.00
Iomerê .........................870.00
Salto Veloso...................525.00
 
FONTE: EPAGRI
-------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário